DIJ

Este Departamento tem por finalidade evangelizar à luz da Doutrina Espírita, crianças e jovens, distribuídos em 8 ciclos, conforme a faixa etária.

O DIJ na casa, ocorre aos sábados, das 16:30hs às 18:00hs
 
SETOR DE INFÂNCIA E JUVENTUDE
A área de Infância e Juventude, tem por função, evangelizar crianças e jovens dos três aos vinte e quatro anos de idade, divididos em grupos formados segundo a faixa etária dos mesmos. Esta atividade é realizada semanalmente, aos sábados, sendo a infância(de 3 á 12 anos) e a juventude( de 13 á 24 anos) das 16:30hs ás 18:00hs, com início no mês de abril e finalizando no mês de novembro.
 
Além da atividade curricular realizada nos encontros regulares, são realizadas atividades extracurriculares com apresentações em datas comemorativas, como dia das mães, dia dos pais e outros, onde as crianças e jovens desenvolvem atividades de  música, teatro e outras formas de arte, sempre com ênfase em temas de cunho moral. Os evangelizandos também participam de encontros realizados pelo movimento espírita em nível municipal, estadual e nacional.
 
Para a realização destas atividades contamos com uma equipe de  pessoas assim distribuídas:
 
Coordenação: Cintia e Luciana
 
Evangelizadores Infância:
Maternal/Jardim( 3 a 6 anos)- Neli e Mayra.
1º e 2º ciclos( 7 a 10 anos)- Luciana e Carla.
3º ciclo( 11 a 12 anos)- Andrea e Letícia
 
Evangelizadores Juventude( 13 a 21 anos): Cintia, Gabriel e André Luis.
                                              
 
Apoio/Infra estrutura: Rubens Lima e Adilson.
 
 
Evangelização Espírita Infantojuvenil é toda a atividade voltada ao estudo da Doutrina Espírita e à vivência do Evangelho de Jesus junto à criança e ao jovem.
Sua ação visa:
– promover a integração do evangelizando consigo mesmo, com o próximo e com Deus;
– proporcionar o estudo da lei natural que rege o Universo e da “natureza, origem e destino dos Espíritos bem como de suas relações com o mundo corporal” (Allan Kardec, O que é o Espiritismo, Preâmbulo); e
– oferecer ao evangelizando a oportunidade de perceber-se como ser integral, crítico, consciente,  participativo, herdeiro de si mesmo, cidadão do Universo, agente de transformação de seu meio, rumo à toda perfeição de que é suscetível. (Cecília Rocha e equipe. Currículo para as Escolas de Evangelização Espírita Infantojuvenil. 4. ed. 2. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2011.)
Na Instituição Espírita, a atividade de Evangelização abrange as aulas de evangelização espírita, momento especial de convivência, aprendizado, reflexão, compartilhamento de experiências e construção de vínculos de amizade e de fraternidade entre as crianças e os jovens frequentadores.
A ação evangelizadora envolve, ainda, pais e familiares, convidando-os a participarem de grupos ou reuniões voltados ao estudo de temas relacionados à vida em família, fundamentados à luz da Doutrina Espírita.