A Casa da Criança Simão Pedro, atende aproximadamente 100 crianças de 0 a 6 anos, nosso desafio: oferecer uma atitude educativa e apoio especializado para garantir a aprendizagem de todos os alunos, num olhar inclusivo, favorecendo a educação, o respeito, aos direitos que pode ampliar a visão de mundo e desenvolver oportunidades de convivência a todas as crianças.
A Educação é um direito de todos e deve ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento e do fortalecimento da fraternidade.
O planejamento escolar é um processo de racionalização, organização e coordenação da atividade do professor, que articula o que acontece dentro da escola com o contexto em que ela se insere. Trata-se de um processo de reflexão crítica a respeito das ações e opções ao alcance do professor.
Planejar é um ato coletivo que envolve a troca de informações entre professores, direção, coordenadores, funcionários e pais, ele deve ser simples, funcional e flexível.
REUNIÕES DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA COM OS PROFESSORES:
São realizadas aos sábados pela manhã e nos dias de semana após o expediente escolar, não causando transtorno ou ônus na rotina das famílias de nossa Instituição Escolar.
REUNIÕES DE PAIS E ENTREGA DE AVALIAÇÕES:
São realizadas 3 reuniões de pais durante o ano escolar(sujeito a alterações, em caso de assuntos extraordinários)
Realizamos Homenagem às Mães e Pais (Festa para as Famílias), Festa Junina, Festa do dia da criança, Semana da Pátria e ao Rio Grande do Sul, Semana Farroupilha, em seus dias específicos no calendário escolar, em uma atividade lúdica, com apresentações teatrais e músicas.
PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS:
Fundamentados em valores:
Éticos: Autonomia, responsabilidade, solidariedade, respeito ao bem comum, ao meio ambiente, às diferenças culturais.
Políticos: Respeito à ordem, direitos e deveres sociais..
Estéticos: Sensibilidade, criatividade, liberdade de expressão, manifestações artísticas e culturais.
Esses princípios embasam os temas metodológicos vivenciados durante o ano em atividades concretas e lúdicas com objetivos definidos pelo nosso currículo de atividades pedagógicas.
Projetos pedagógicos contemplam turmas por faixa etária:
Grupo/Idade
Berçário I: 0 meses a 2 anos
Maternal I: 2 até 3 anos
JARDIM A: 3 anos até 4 anos
JARDIM B: 4 anos à 5 anos
JARDIM C: 5 anos à 6 anos
NOSSAS ATIVIDADES:
Ano pedagógico: Fevereiro (15) a dezembro, os demais meses (janeiro e fevereiro) as crianças recebem atividades recreativas e lúdicas.
Desenvolvemos um planejamento baseado em Campos de Experiência e objetivos de aprendizagem que atendem a experiências concretas que oportunizam a vivência da cultura no espaço coletivo por meio de diferentes linguagens simbólicas, organizadas por um currículo de atividades relevantes que ampliam o processo de crescimento do desenvolvimento infantil, na compreensão do mundo e de si mesmos.
Campos de Experiências: A Linguagem, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza. Especificando o EU, O OUTRO EO NÓS; O CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS; ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO; OS TRAÇOS, SONS, CORES E IMAGENS; OS ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.
Todas as turmas desenvolvem planejamentos pedagógicos específicos que atendem o seu amadurecimento emocional e cognitivo, avaliados por uma psicopedagoga.
As crianças são atendidas em um ambiente tranquilo, afetivo e especializado, um local acolhedor, higienizado e amplo.
Possuímos salas adequadas ao desenvolvimento cognitivo: Laboratório de Lógica Matemática, Biblioteca, Brinquedoteca e uma grande Área de Lazer ao ar livre.
Todas as nossas atividades são registradas em Portfólio (registro em fotos e filmagens) que comprovam o progresso, o desenvolvimento e as atividades lúdicas e criativas realizadas pela equipe de professoras e coordenação pedagógica. Este registro é entregue aos pais ou responsáveis em Julho e Dezembro.
Realizamos Formatura da Turma do Jardim B, momento especial onde as crianças se “despedem” da Escola de Educação Infantil para frequentar o Ensino Regular.
A avaliação é contínua, diária e não classificatória. Realizamos atividades de culminância ao final de cada projeto, onde cada turma apresenta para toda a escola algo significativo que aprendeu.